Festival Mariri Yawanawá 2018

Festival Mariri Yawanawá 2018


When?

Start time: Wednesday 06:00 (25 July)
End time: Thursday 18:00 (02 August)
Festival

About

Na Amazônia Acreana, mais especificamente na Terra Indígena do rio Gregório, está localizado a Aldeia Mutum, dos índios Yawanawás. Em 2000, a liderança desse povo indígena percebeu que a cultura ancestral estava se perdendo na aldeia: os jovens já não se orgulhavam tanto de suas origens e os costumes não eram mais passados de geração em geração. Foi então que surgiu o Festival Mariri Yawanawá, que celebra a cultura indígena da tribo e resgata os costumes.
O festival foi mais do que bem-sucedido e de lá para cá tem atraído turistas de todos os cantos. Sendo sua popularidade tanta que se podia compará-la ao festival de Parintins, ou ainda, a uma espécie de “Woodstock da floresta”.

Hospedar-se em uma comunidade indígena para conviver com os Yawanawás pode soar invasivo, mas, de acordo a liderança da comunidade, o turismo é uma forma de ajudar a proteger o território ameaçado: ele “acaba beneficiando a comunidade pela visibilidade”.
Não é tão simples chegar à aldeia Mutum, mas, segundo Ricardo Fraiha Araújo, organizador e iniciado em tradições indígenas, a jornada de praticamente três dias para chegar até a tribo já faz parte da experiência de imersão no modo de vida da floresta. Os turistas que embarcam nessa experiência indígena não devem ir com expectativas de se hospedar em um Tropical-Manaus ou algo do tipo. E sim com uma cabeça aberta, prontos para ver índios pintados (com roupa ou sem), experimentar carne de paca (ou macaco, ou capivara...), dormir na rede e antes de tudo: respeitar a cultura alheia.
Em nenhum momento o turista é obrigado a participar das atividades, mas tem toda a liberdade para se juntar aos rituais e brincadeiras. Quanto mais integração, melhor. Seja com os índios ou com a natureza!
O que está incluso?
Transfer do aeroporto ao Hotel;
Hospedagem (2 diárias) e alimentação *;
Translado até o porto de São Vicente;
Transporte fluvial até a Aldeia Mutum e o retorno da aldeia;
Hospedagem no acampamento do festival;
Toda a Programação durante os 5 dias do festival;
Alimentação típica durante o festival (3 refeições diárias);
Pintura corporal;
Cerimônias;
Medicinas indígenas - Uni (Ayahuasca), Sananga e Rapé;
Pesca com guerreiros da tribo;
Contação de histórias;
Rituais de danças;
Brincadeiras;
Seguro viagem.
O pacote não inclui:
- Passagens aéreas;
- Itens não especificados na programação acima.
*no pacote está incluído duas diárias no hotel com café da manhã mais 2 refeições e em função da variação dos vôos pode ser necessário mais uma diária, bem como alimentação de mais um dia, sendo estas últimas responsabilidades do passageiro. No entanto garantimos os estabelecimentos em valores reduzidos para o grupo.
**As passagens áreas devem ser compradas pelos próprios participantes, tendo como ponto de encontro a cidade Cruzeiro do Sul!

Opções:
1) IDA E VOLTA VIA CRUZEIRO DO SUL
Estaremos em Cruzeiro do Sul/AC a partir do dia 23/07, podendo receber quem tiver disponibilidade de chegar antes da data formal, nos seguintes dias: 23/07 ou 24/07 ou 25/07 há voos via Brasília e Via Manaus. E retorno dia 02/08.

2) IDA VIA RIO BRANCO VOLTA VIA CRUZEIRO DO SUL
Essa opção dá uma diferença de preço significativa na passagem aérea, por isso damos essa opção.
Chegando em Rio Branco/AC existem 2 empresas que fazem o translado até Cruzeiro do Sul/AC que são:
- TransAcreana .tel: ‪(68)33226304‬. Valor: R$ 140,40. Viagens todos os dias ás 19h e Terças, Quintas e Sábados também ás 7h.
- Latina .tel: ‪(68)999453763‬. Valor: R$ 140,00. Viagens todos os dias ás 19h e Terças, Quintas e Sábados também ás 7h.
A compra das passagens é feita por depósito identificado, não há compra online, pode ser efetuado o depósito com um mês de antecedência.
*E não há nenhum vínculo com o Xamanismo Nativo*

Tempo estimado do trajeto Rio Branco x Cruzeiro do Sul: 16horas
LIMITE: A opção é pegar o ônibus dia 25/07 ás 7horas da manhã.
Estaremos desde o dia 23/07 prontos a receber os participantes em Cruzeiro do sul.

Então já podem comprar suas passagens!

- Partiremos de Cruzeiro do Sul com destino à aldeia na manhã do dia 26/07, quinta-feira , e retornaremos de lá no quarta-feira, dia 01/08.

Quanto custa, como pagar e se inscrever?
Pacote para o Festival Mariri Yawanawá de 27 a 31 de julho 2018
Valor à vista (depósito) com desconto ou parcelável no Cartão de Crédito.
Inscrições e informações através do e-mail: quatroflechasturismo@gmail.com

Ou entre em contato com:
Alana Mendes: (21) 98077-8949 whatsApp
Ricardo Iztlimitl: (21) 9794-73855 whatsApp



Upcoming events at Aldeia Yawanawá do Mutum. Rio Gregório

Mariri 2018

Mariri 2018

Friday 08:00 (27 July)
Aldeia Yawanawá do Mutum. Rio Gregório, Rio Branco