II Seminário de Estudos Africanos

II Seminário de Estudos Africanos


When?

Start time: Thursday 09:00 (05 April)
End time: Saturday 18:00 (07 April)

About

No âmbito da Linha “Estado, Nação e Cultura” do Grupo de Pesquisa “África Contemporânea realizar-se-á entre os dias 5 a 7 de abril de 2018 II seminário internacional – “PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ÁFRICAS DO JOÁ”. O evento terá lugar das dependências da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira (UNILAB) em Redenção Ceará.
História e Missão
O Grupo de pesquisa África contemporânea/Programa de extensão Áfricas do Joá através do projeto “usos e sentido do Kongo nos discursos nacionalistas na RDC e em Angola” têm desenvolvidos trabalhos conjuntos sobre as independências de Angola e República Democrática do Congo – RDC. As colaborações têm objetivos específicos; a primeira pretende dar coesão ao estudo sobre o povo kongo (localizado nos dois países citados), via língua Kikongo, que vem inovar o campo dos Estudos Africanos, possibilitando enfrentar questões para além das fronteiras nacionais; a segunda vem possibilitar a interiorização dos Estudos Africanos nos sertões cearense e baiano, por meio da intersecção com os Estudos das populações negras e suas trajetórias. O objetivo principal do projeto é compreender os usos e sentidos do termo Kongo nos discursos nacionalistas (propagandas partidárias, romances, jornais locais, periódicos internacionais, correspondências consulares).
A temática escolhida ESTADO, NAÇÃO E CULTURA PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS é o resultado dos trabalhos empreendidos nesse projeto de pesquisa que é coordenado por Larissa Oliveira e Gabarra em colaboração com Fábio Baqueiro Figueiredo (ambos da UNILAB) e Jacky Maniacky do Museu Real da África Central da Bélgica. A proposta, contemplada no edital de BPI 0107-000730200/15 da FUNCAP, teve como objetivo olhar para as independências da RDC e de Angola por meio da participação dos Bakongos, independente da fronteira colonial que os divide, discutindo categorias como raça, etnia, cultura e nacionalismo. Para o referido evento temos confirmado a presença de: Marissa Moorman, Marcelo Bittercourt, Jean Bosco Kakozi Kashindi, Wasawulua Daniel, Jacky Maniacky, Paulo Lara e Cristina Pinto.
Nesse sentido, esperamos que os debates durante os três dias de seminário possam enriquecer as investigações sobre o tema e ampliar a perspectiva de análise dos estudos dos países africanos para além das fronteiras coloniais, por meio do 5 GTs que englobarão os estudos africanos de maneira mais ampla.
As datas sobre as inscrições e orientações para submissão de trabalhos serão publicadas nesta página.

Para +info: larissa.gabarra@unilab.edu.br