Mini Curso: Introdução à Estética de Georg Lukács

Mini Curso: Introdução à Estética de Georg Lukács


When?

Start time: Thursday 14:00 (07 December)
End time: Friday 18:00 (08 December)

About

Georg Lukács foi seguramente o autor que mais levou adiante as investigações sobre uma estética Marxista. Sua obra é extremamente vasta e ainda pouco conhecida. Para uma Ontologia do Ser Social, considerada um dos mais importantes trabalhos do filósofo, concebido a década de 1960, só em 2012 foi publicada pela Boitempo. Já a Estética, expressão mais fiel de maturidade de Lukács, segundo Nicolas Tertulian, ainda não foi traduzida para o português.
O Mini Curso Introdução à Estética de Georg Lukács, assim, tem como proposta oferecer uma aproximação com o pensamento estético do filósofo húngaro a partir de intelectuais que se dedicam a estudar e divulgar sua obra sua.

O Mini Curso oferecerá 50 vagas, terá duração de 10:00 e serão fornecidos certificados.

INSCRIÇÕES NO FORMULÁRIO:
https://goo.gl/forms/psG73DhsJ3AOjwBz1
______________
PROGRAMAÇÃO:

Dia 7 de dezembro:
- 14:00 - Abertura do Encontro
Cristina Lontra Nacif - EAU/ UFF
Aula 1: 14:15 às 15:30 -
Professor Ronaldo Vielmi Fortes - UFJF
O problema da arte em Lukács:

- 15:30 às 16:30
Para dialogar com o Professor Vielmi: Maurício Vieira Martins - PPGSD - UFF
- 16:30 às 16:45 - Intervalo e café -
- 16:45 às 18:00 - Debates
_______________
Dia 8 de dezembro
Manhã
Coordenação: Sonia Ferraz - EAU /UFF
Aula 2 - 10:00h às 11:15
A literatura na Estética de Lukács
Professor Ranieri Carli - UFF - PURO
- 11:15 às 12:30 Debates
Intervalo para almoço
Tarde
Coordenação: Adriana Caúla
Aula 3 - 14:00h às 15:15
Professor Ronaldo Rosas - UFF
O cinema na Estética de Lukács
Aula 4 - 15:15 às 16:30
Professor Juarez Duayer
Arquitetura e Estética
Intervalo e café – 16:30 às 16:45 intervalo
- 16:45 às 17:45– Debates
- 17:45 ás 18:00h Encerramento do Encontro
__________
Palestrantes:

Juarez Torres Duayer (EAU - UFF)
Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1973), mestrado em Analyse Regionale Et Amenagement de L Espace - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1978) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor Titular em regime de dedicação exclusiva da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, estética marxista, estética da arquitetura, história e filosofia da arte. É membro do Conselho Editorial da Revista Outubro. Integrou a Comissão Editorial do Núcleo da Editora da Universidade Federal Fluminense. Fez parte do Niep-Marx (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo) da Universidade Federal Fluminense). Publicou em 2008 Lukács e arquitetura pela EdUFF.

Mauricio Vieira Martins (PPGSD - UFF)
Possui graduação em Sociologia pela Puc-Rio (1982), Mestrado (1988) e Doutorado em Filosofia (1997) pela mesma instituição. Ingressou por Concurso Público na Universidade Federal Fluminense em 1984, e atualmente é Professor Associado desta Universidade. Tem atuação nas áreas de Filosofia e Sociologia, com ênfase nos pressupostos filosóficos das Ciências Sociais. Temas recorrentes de interesse em suas publicações: exame do crescimento contemporâneo da procura religiosa em diversos segmentos da população; confronto entre criacionismo e darwinismo; atualização do debate sobre os pressupostos filosóficos da teoria marxista, em particular sobre as categorias trabalho, história e subjetividade. Atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da UFF, bem como no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo (Niep-Marx) da mesma universidade.

Ranieri Carli (PURO-UFF)
Professor adjunto do curso de serviço social da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Rio das Ostras. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordena o Laboratório de Estudos em Teoria Social (LETS), que estuda as principais obras da teoria social inaugurada por Marx. Tem experiência na área de Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, teoria social e sociologia clássica. Autor, entre outros, do livro; A estética de Gyorgy Lukács e o triunfo do realismo na literatura.

Ronaldo Rosas Reis (PPG-EDUCACAO -UFF)
Professor Titular aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Colabora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF como professor permanente ministrando aulas e desenvolvendo pesquisa na linha Filosofia, Estética e Sociedade. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com estudos de pós-doutorado em Filosofia na Universidade de Buenos Aires e em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, ambos como bolsista CAPES. É autor de Educação e Estética. Ensaios críticos sobre arte e formação humana no pós-modernismo, organizador de Tiempos violentos. Barbarie y decadencia civilizatória. Membro do Núcleo de Filosofia Política e Educação da UFF (NUFIPE-UFF).

Ronaldo Vielmi Fortes (PPG - Serviço Social - UFJF)
Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social. Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Serviço Social/UFJF. Graduado em Bacharelado e Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1992). Pela Universidade Federal de Minas Gerais concluiu o mestrado em filosofia no ano de 2002. Também pela UFMG concluiu o doutorado na área de filosofia em 2011. Desenvolve pesquisas na área do marxismo, ontologia no século XX, com ênfase na investigação das obras de Karl Marx, György Lukács e Nicolai Hartmann.. Co-coordenador da "Biblioteca Lukács" coleção editada pela Boitempo Editorial.
__________
Organização:
Cristina Lontra Nacif ( EAU - UFF),
Sonia Maria Taddei Ferraz (PPGAU - UFF)
Adriana de Matos Caúla (EAU - UFF)