Pico da Bandeira + Vale Encantado

Pico da Bandeira + Vale Encantado


When?

Start time: Friday 22:00 (08 June)
End time: Sunday 22:00 (10 June)

About

Situado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Pico da Bandeira é um dos ícones do montanhismo no Brasil, sendo a Terceira Maior Montanha do País" com seus 2.892 metros de altitude.
O Pico possui esse nome porque, por volta de 1859, o imperador Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.
Até o ano de 1968, foi considerado o ponto mais elevado do Brasil, perdendo o titulo para os picos: Neblina (2993,8m) e 31 de Março (2972,7m) após nova demarcação na fronteira brasileira com a Venezuela.
Situado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Pico da Bandeira é um dos ícones do montanhismo no Brasil, sendo a Terceira Maior Montanha do País" com seus 2.892 metros de altitude.
O Pico possui esse nome porque, por volta de 1859, o imperador Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil.
Até o ano de 1968, foi considerado o ponto mais elevado do Brasil, perdendo o titulo para os picos: Neblina (2993,8m) e 31 de Março (2972,7m) após nova demarcação na fronteira brasileira com a Venezuela.

"Não há Conquista Sem Sacrifício. Pico da Bandeira com seus 2.892 metros de altitude"

#PicodaBandeira
#SerradoCaparaó
#ParqueNacionaldoCaparaó
#MinasGerais
#nossopatrimônio
Cronograma

Sairemos do Rio de Janeiro no sexta feira 09 de Junho, por volta das 22h em direção a cidade do Alto Caparaó. cerca de 8 horas em 440 km. Ao chegarmos na cidade do Alto Caparaó, tomaremos nosso Café (não incluso no pacote) logo após, seguiremos em transporte Credenciado ( Jeeps) direção ao Acampamento Tronqueira a 1970 metros de altitude localizado dentro do Parque Nacional do Caparaó.
Montaremos acampamento, e seguiremos para a Cachoeira Bonita e o Vale Encantado. após, retornaremos para Assistir o pôrdo sol diretamente do Acampamento.

Ataque ao cume

Nivel de dificuldade: Caminhada Pesada

O ataque ao cume iniciára às 22 horas, caminharemos 6km de distância aproximadamente em 6 horas (Somente ida) , passando pelo acampamento base Terreirão. de onde seguiremos para a ultima etapa ao Pico da Bandeira antes do nascer do sol.

Retorno do Cume:

Após apreciamos o belo nascer do sol. por volta das 5:45 da manhã, iremos iniciar nossa caminhada de retorno às 7:00 da manhã. Ao chegar no Acampamento na Tronqueira, iremos ter um breve descanço, desmontar as barracas, e nos preparar para ingressar nos jeeps para o (almoço no Restaurante não incluso) já na cidade.

Tempo total de caminhada: Cerca de 14 horas em média de caminhada entre o nosso acampamento ao Pico da Bandeira e retorno.

Incluído no pacote :

●Transporte ida e volta do Rio de Janeiro até o Parque Nacional do ●Caparaó, em Minas Gerais
● Entrada e taxas no Parque Nacional do Caparaó durante 02 dias
●Pernoite no Camping Tronqueira
●Percurso de caminhada de 12 km, com o acompanhamento de 01 Guia Embratur + Guia de Apoio
●Seguro Viagem

O que não inclui:

●Despesas pessoais
●Passeios não descritos nos roteiros
●Equipamentos pessoais tais como (barraca,isolante térmico, fogareiro etc)
●Café da manhã
●Almoço
●lanche de trilha

O que levar:

●Bota ou tênis de caminhada em trilhas
● Mochila de 50 litros
● Mochila de ataque (para ataque ao Cume)
● Casaco para temperaturas negativas
● 2º pele para frio (calça e camisa de manga longa)
● Luvas para temperaturas negativas
● Calça para temperaturas negativas
● Casaco e calça impermeável (corta vento e chuva)
● 2 pares de Meias de Trekking
● Capa de chuva ou corta vento
● Garrafa de água (para uso na trilha)
● Barra de Cereal, sanduíches, biscoitos, etc
● Repelente
● Protetor solar
●Óculos de sol
● Boné ou chapéu
● Máquina fotográfica
● Lanterna (de cabeça preferencialmente)
● Documentação (Identidade e carteira de plano de Saúde)
● Materiais de higiene pessoal (escova e pasta de dente, sabonete, papel higiênico, etc
● Sacos para o lixo pessoal
● Medicamentos de uso pessoal (anti-alérgicos, etc)
● Barraca de Camping e Isolante Térmico
● Saco de dormir para frio extremo.

Formas de pagamentos:

Em Depósíto

Valor: R$ 480,00 à Vista

SERÁ NECESSÁRIO A ENTRADA DE 100 REAIS PARA ASSEGURAR SUA VAGA ATÉ PRIMEIRA DATA DE PAGAMENTO PARCELADO. O MESMO SERÁ SOMADO COM OS 65 REAIS RESTANTES NO VALOR ESTABELECIMENTO PARA A PRIMEIRA PARCELA.

>Em 3 parcelas de 165 reais
>Primeira Parcela para até o dia 10 de Março
>Segunda Parcela para o dia 10 de Abril
>Terceira Parcela para o dia 10 de Maio

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:
Agencia 0209 operação 013 conta poupança:16698-5
Em Nome de Robson de Oliveira Francisco
Confirmar o deposito por mensagem, WatsApp ou por telefone e levar comprovante no dia da caminhada

Telefone para para contato: 021 9 66524707 falar com Robson

Condições de Cancelamento e Devolução da quantia :
Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, o Contratante fará a devolução conforme condições abaixo:
Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total + taxa de participação e reserva + despesas não reembolsáveis (ex: passagens, reservas de hotel, etc)
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total + taxa de participação e reserva + despesas não reembolsáveis (ex: passagens, reservas de hotel, etc)
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total + taxa de participação e reserva + despesas não reembolsáveis (ex: passagens, reservas de hotel, etc)
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Taxa de participação e reserva:

IMPORTANTE! Uma vez confirmada à reserva, é cobrado 20% do valor referente a este pacote em caráter de multa caso haja cancelamento.

Previsão do Tempo e Segurança

Não havendo risco a segurança, os fatores climáticos (chuva, etc) não impedirão a realização deste evento. Havendo risco, remarcaremos o evento.

Se o evento não for cancelado, todos devem comparecer no dia, hora e local marcados. Os participantes que não comparecerem no dia, hora e local marcado após a confirmação do evento não terão devolução ou acumulo de saldo.

COMUNICADO IMPORTANTE

PREZADO VISITANTE NOTA DE 2017

INFORMAMOS QUE O PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ FOI REABERTO AO PÚBLICO DA VISITAÇÃO NO DIA (25/02/2017) COM ACESSO RESTRITO AOS VISITANTES QUE APRESENTAREM DOCUMENTO OFICIAL QUE CERTIFIQUE A IMUNIZAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA.

A VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO DOCUMENTO DE VACINAÇÃO SERÃO REALIZADAS PELAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE ALTO CAPARAÓ – MG E DORES DO RIO PRETO - ES, EM APOIO AO INSTITUTO CHICO MENDES, PARA ACESSO AOS ATRATIVOS DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PELAS PORTARIAS DE ALTO CAPARAÓ - MG E PEDRA MENINA – ES, RESPECTIVAMENTE.

A MEDIDA ORA ANUNCIADA FOI PROPOSTA PELA GESTÃO DA UNIDADE E DISCUTIDA EM REUNIÃO COM OS PREFEITOS DE ALTO CAPARAÓ – MG E DORES DO RIO PRETO – MG QUE SE COMPROMETERAM EM APOIAR O PARQUE COM A DESIGNAÇÃO DE TÉCNICOS DA ÁREA DE SAÚDE QUE FICARÃO RESPONSÁVEIS PELA CONFERÊNCIA DOS CARTÕES DE VACINAÇÃO PARA O ACESSO À UNIDADE, ATÉ QUE A SITUAÇÃO ESTEJA ESTABILIZADA EM RELAÇÃO AO RISCO DE CONTAMINAÇÃO PELO VÍRUS CAUSADOR DA FEBRE AMARELA NA REGIÃO DO PARQUE NACIONAL, CONFORME INFORMES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

À PARCELA DA POPULAÇÃO QUE NÃO PODE SER VACINADA, NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA NO PARQUE ENQUANTO DURAR TAL MEDIDA DE RESTRIÇÃO.

A MEDIDA VISA CONCILIAR SOLICITAÇÕES DO TRADE TURÍSTICO ASSOCIADO AO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ, TENDO EM VISTA O IMPACTO NEGATIVO DO FECHAMENTO DA UNIDADE VINHA NA CADEIA DO TURISMO LOCAL, COM A NECESSIDADE DE MANTER A RESTRIÇÃO DA CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NÃO VACINADAS CONTRA A FEBRE AMARELA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DO ICMBIO, LOCALIZADAS EM ÁREAS COM VACINAÇÃO RECOMENDADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

ORIENTAÇÕES PARA OS VISITANTES E TURISTAS:

A PRINCIPAL ORIENTAÇÃO É QUE O TURISTA NÃO SE DIRIJA PARA A REGIÃO DO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ SEM QUE ESTEJA DEVIDAMENTE IMUNIZADO CONTRA A FEBRE AMARELA. OS TURISTAS SÃO SEMPRE MUITO BEM VINDOS, MAS DEVEM SE PREOCUPAR COM A VACINAÇÃO E O USO DE REPELENTES, ESTE COMO MECANISMO MENOS EFETIVO, MAS NECESSÁRIO.

TAMBÉM É IMPORTANTE A ORIENTAÇÃO SOBRE OS MACACOS QUE, ASSIM COMO OS HUMANOS, NÃO TRANSMITEM O VÍRUS. PELO CONTRÁRIO, SÃO VÍTIMAS DA DOENÇA. AO SEREM CONTAMINADOS, OS PRIMATAS CUMPREM A FUNÇÃO DE "SENTINELA", OU SEJA, ALERTAM PARA O SURGIMENTO DA DOENÇA E POR ONDE O VÍRUS ESTÁ SE DISPERSANDO NA PAISAGEM. POR ISSO, EM VEZ DE MOLESTADOS, DEVEM SER PRESERVADOS.

PROCEDIMENTOS PARA O CONTROLE DE ACESSO:

A CONFERÊNCIA DA DOCUMENTAÇÃO DA VACINAÇÃO SERÁ FEITA PELOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA PORTARIA DO ALTO CAPARAÓ – MG. OBRIGATÓRIA NO MOMENTO DO COMPARECIMENTO À APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO PESSOAL COM FOTO E O CARTÃO DE VACINAÇÃO.

MAIS INFORMAÇÕES:

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ:

TEL: (32) 3747-2086 - PORTARIA DE ALTO CAPARAÓ - MG

TEL: (28) 3559-3096 - PORTARIA DE PEDRA MENINA - ES

POSTO DE SAÚDE DE ALTO CAPARAÓ – MG:

TEL: (32) 3747 2627 OU 2189

POSTO DE SAÚDE DE PEDRA MENINA, DORES DO RIO PRETO – ES:

TEL: (28) 3559 3026